Quem somos

Foi criada sob o título de "Servos de Nossa Senhora do Rosário da Fátima" pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, em 13 de junho de 1924, ereta canonicamente no Santuário de Fátima. Em 1926 fundou-se o corpo feminino desta Associação, passando a denominar-se mais tarde Pia União dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima.
Atualmente e seguindo o disposto no Código de Direito Canónico, tem a natureza de associação pública de fiéis e adotou a presente denominação - Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima -.
Tem como objetivo primordial servir os Peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, prestando-lhes assistência material e espiritual com especial incidência nos doentes.

Dependentes organicamente da Reitoria do Santuário de Fátima, os Servitas estão presentes nas Peregrinações Aniversárias (de maio a outubro); nos fins-de-semana de abril a novembro, nos Retiros de Doentes que o Santuário de Fátima organiza ao longo de todo o ano, e em todas as outras celebrações nacionais, diocesanas ou internacionais para as quais a Reitoria considere necessária a sua presença.

Conta com cerca de 450 membros, entre sacerdotes, religiosos e leigos.

Implantação Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre/Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Publicações BOLETIM DOS SERVITAS Periodicidade: Trimestral

Equipa Nacional
Presidente: Maria José Azevedo Mendes Eiró (2022-2025)
Vice-Presidente: Gonçalo Corrêa d'Oliveira
Vogais: Ana Cristina Bagarrão, José Paulo Figueiredo, Rui Paulo Pedroso Militão.
Suplentes: Maria Teresa Vidal Mendes e José Filipe Ribeiro^
Assistente: P. Ronaldo Araújo